sexta-feira, 16 de abril de 2010

O VOTO DE SAIAS !!!

Olá pessoal, estamos de volta e mais uma vez trazendo para vocês algumas curiosidades ..., então vamos lá:

Hoje a página é dedicada a expor o caminho percorrido por nós mulheres para conquistar o direito ao voto nos processos eleitorais ...

A mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais por meio do Código Eleitoral Provisório ( Decreto nº21076) , de 24 de fevereiro de 1932.

Este código, porém previa que apenas mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas em 1934. No entanto, o voto feminino não era obrigatório. Somente em 1946 o voto feminino, sem restrições, passou a ser também obrigatório.

O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte.

Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.

A professora Celina Guimarães — de Mossoró (RN) foi a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral.

A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o País.

Atualmente, o contexto é outro, temos a participação feminina nas eleições prevista em lei, que determina que os partidos políticos apresentem no mínimo 30% de candidatas mulheres em suas chapas.

Hoje no Brasil, apenas o cargo de Presidente da Republica ainda não foi ocupado por mulheres. Todos os demais cargos eletivos são ou já foram ocupados pelo sexo feminino. O que reforça a importância da mulher no cenário político.

Certamente nós mulheres acumulamos muitas conquistas no contexto político, vencemos muitas barreiras e preconceitos no decorrer do tempo, porém nossa representatividade e participação ainda são pequenas, principalmente se comparada a outros setores onde nós mulheres nos inserimos de forma mais rápida, e em que o índice de participação feminina é muito maior. Mas este é um assunto para outra postagem...


Por hoje é isso, até a próxima e obrigado pela visita!!!

Beijos e boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário