quinta-feira, 13 de maio de 2010

PRINCESA ISABEL!!

Bem... como todos sabem a data de hoje é marcada pelo dia da Abolição da Escravatura ( 13 de maio de 1888)
Resolvemos então falar um pouco sobre a responsável por este evento histórico.
Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança, filha de D.Pedro II, Tornou-se a herdeira do trono brasileiro, após a morte prematura do irmão mais velho, ela assumiu a regência do trono do Brasil em três situações em que o imperador estava viajando.
A Princesa liberal, uniu-se aos partidários da abolição da escravidão. Apoiou jovens políticos e artistas, embora muitos dos chamados abolicionistas estivessem aliados ao incipiente movimento republicano. Financiava a alforria de ex-escravos com seu próprio dinheiro e apoiava a comunidade do Quilombo do Leblon, que cultivava camélias brancas, símbolo do abolicionismo.De pensamento arrojado para sua época Dona Isabel era partidária de idéias modernas, como o sufrágio feminino e a reforma agrária.
Na terceira oportunidade em que o Imperador D. Pedro II afastou-se do Brasil em viagem ao exterior , Dona Isabel assumia então pela última vez a regência do País.
Nesse período então, num domingo, dia 13 de maio de 1888, a Princesa Izabel assinou a Lei Áurea , extinguindo a escravidão no Brasil.
Logo em seguida escreveu ao Imperador:
"Empereur Brésil, Milan.
Acabo sanccionar a lei da extincção da escravidão. Abraço Papae com toda a effusão do meu coração. Muito contentes com suas melhoras. Commungamos hoje por sua intensão.
Isabel".

Anos depois Quando Isabel seguiu com sua família para o exílio declarou:
"Mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria para libertar os escravos do Brasil".

Nossa postagem tem como objetivo destacar a atuação da Princesa Isabel, como mulher a frente do seu tempo, extremamente humanitária, corajosa, dotada de um forte espírito de liderança, portadora de uma visão política e de igualdade completamente livre de preconceitos.
A responsável por um dos mais relevantes fatos históricos do Brasil!!!
É claro que o tema e amplo e abre um leque muito grande de reflexões, pois abolição serviu apenas como um divisor de águas entre uma época em que os negros eram tratados como mercadorias e a gradual condição de igualdade adquirida por eles no decorrer do tempo.A desigualdade e discriminação não cessaram pelo simples fato de existir uma leia que concedia liberdade aos escravos.
Ainda hoje, a discriminação racial na vida das mulheres negras é constante; cabe ressaltar a experiência de mulheres negras na luta pela superação do preconceito e discriminação racial no ingresso no mercado de trabalho, nas Universidades e na sociedade em geral.
Mas como falamos o tema é amplo, ao qual daremos ênfase em outra oportunidade.

Esperamos que tenham gostado da postagem!
Um abraço e até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário